CARTA DOS SACERDOTES DA PAROQUIA DE IRITUIA AO POVO DE DEUS SOBRE O CORONAVÍRUS

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Rua Siqueira Campos, s/n – Centro – 68655-000 – Irituia-PA

CNPJ: 05.321.575/0005-53

Cidade de Irituia do Pará, 20 de março de 2020.

Caros paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, paz em Cristo Jesus.

Diante da ameaça do coronavírus que já chegou ao Brasil e, em breve, chegará até nós e seguindo as orientações e práticas de outras Igrejas Locais, recomendamos  anteriormente que nas celebrações litúrgicas, nas paróquias e comunidades, que se evitasse a  oração do Pai Nosso de mãos dadas, bem como, o abraço de paz, pelo tempo necessário para proteger o nosso povo.

Porém, com base nos fatos atuais, a Igreja em Bragança, orientada por seu Pastor Dom Jesus Maria Sizaurre, se propõe a tomar medidas mais sérias com o objetivo de prevenir o povo de Deus.

Queremos ressaltar que, embora haja um grupo com maior risco (idosos e crianças), não podemos descartar a possibilidade de qualquer pessoa ser infectada. Com base nessa visão, a orientação é que: a partir deste fim de semana, só ocorrerão as missas dominicais das 6h30 da manhã, e que sejam celebradas somente com a presença do sacerdote, a equipe de liturgia e a equipe de canto, “sem a presença do povo”. Cuidaremos para que continue a ser rádio transmitida, para que todos possam rezar juntos.

A missa com as crianças e missas semanais não serão celebradas nesse período. As confissões e visitas aos doentes também serão suspensas, assim como, os encontros pastorais, reuniões, grupo de oração, terço com homens e mulheres e a catequese.

Nas comunidades da zona rural, nas celebrações da Palavra de Deus, a orientação é que sigam as orientações da Igreja Matriz (sem a presença do povo).

Se caso, no período da Semana Santa e Festa de Páscoa, ainda não estivermos sentindo maior segurança, seguiremos com as mesmas orientações, até que possamos perceber que o cenário de perigo passou.

Pedimos a compreensão de todos, principalmente no que diz respeito ao entendimento e repasse destas informações. Entendamos que: não é uma proibição, mas uma necessidade momentânea. Saibam que todos nós, sacerdotes, sentiremos, porém, temos também a responsabilidade de zelar pela vida de nosso povo, como pastores instituídos por Deus.

Enfatizamos a importância de permanecerem em suas casas, só saindo no caso extremo (compra de alimentação ou remédios), e, quando sair, manter a distância das pessoas e voltar logo pra casa.

Não tenhamos receio de tomar medidas cautelosas, principalmente com a higienização: os cuidados pessoais, limpeza das mãos, das roupas, dos ambientes, e tudo mais necessário, conforme as orientações dos governantes e Ministério da Saúde.

Estaremos em comunhão e clamando ao nosso bom Deus e a Nossa Senhora da Piedade que tudo isso passe e voltemos a nos congregar em nossas assembleias.

Fiquemos em paz e sejamos colaboradores para que todo mal seja evitado.

Atenciosamente,

Pe. Aldo Fernandes - Pároco