MISSA DE PENTECOSTES E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Todos os anos a Paróquia de Irituia celebra no último dia do mês de maio a Coroação de Nossa Senhora. Pela providência divina, a data caiu no último domingo do mês juntamente com a Festa de Pentecostes.

Tivemos a santa missa das 06h30 presidida pelo Pe. Aldo Fernandes e as 19h pelo Pe. Manoel Lopes que fez a cerimônia de apagamento do Círio Pascal encerrando assim esse tempo litúrgico neste ano.

No final da Santa Missa, aconteceu a tradicional Coroação de Nossa Senhora. De uma forma muito diferente do que é costume realizar, mesmo na pandemia do novo coronavírus, a Paróquia manteve a tradição. Com poucas pessoas na Matriz, a equipe litúrgica preparou com muito carinho este momento que foi transmitido pelas redes sociais e vivenciado pelas famílias em suas casas.

Festa de Pentecostes

Considerada uma das solenidades mais importantes para a Igreja Católica, a festa de Pentecostes marca a unção do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e a Virgem Maria. A ocasião é recordada anualmente sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa e algumas catequeses também a nomeiam como “aniversário da Igreja Católica”.

Mês Mariano

Maio é o mês dedicado exclusivamente à Maria, a mãe de Jesus Cristo. Ela que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe. É lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, oferta de flores e cânticos e também orações especiais.

A título de curiosidade, o Mês Mariano é uma herança europeia, visto que, na Europa, maio é primavera e é celebrado em vários países pelo reflorescimento da natureza. Já no Brasil, a devoção mariana teve origem já nos tempos da conquista das terras, conforme comenta Pe. Edinisio Pereira, formador no Seminário São José, em Goiânia: “Começou com a evangelização trazida pelos jesuítas. Posteriormente, a devoção foi ganhando força com o passar dos anos, até chegar ao que conhecemos hoje. Teve presença forte, sobretudo com o povo pobre, simples e oprimidos que, buscavam na Mãe de Jesus, a esperança, o conforto e a força necessária diante de tantos sofrimentos e maus tratos”.

Fontes: